Como desembaçar vidros de carros

Como desembaçar vidros de carros
Os vidros do carro embaçados em um dia de chuva podem prejudicar a visibilidade do motorista e causar acidentes. A sabedoria popular é cheia de soluções para o problema, mas você sabe o que causa esse fenômeno?

O embaço do vidro nada mais é do que vapor d’água presente dentro do veículo, proveniente da nossa expiração e do próprio ambiente, que se condensa ao encontrar a superfície do vidro devido à diferença entre a temperatura interna e externa.

Para solucionar o problema é necessário modificar a composição do ar do interior do automóvel para que ele se torne menos úmido. Quem resolve é o ar-condicionado, que puxa o ar de dentro do carro e elimina a umidade.

Como proceder quando os vidros estão embaçados

Você deve fechar os vidros, ligar o ar condicionado no modo frio, direcionar o fluxo de ar ao para-brisa e aguardar. Com a troca de ar, o vidro resfria e desembaça.

E quem não tem ar-condicionado?

Usar jatos de ar quente e frio resolve o problema a curto prazo. A baforada de ar quente faz as gotículas que embaçam o vidro evaporarem e o ar frio resfria a região próxima ao vidro, impedindo o choque térmico do vapor com o para-brisa.

Como o ar quente e o ar frio não retiram a umidade do ar, assim que desligados volta o embaço. Nesse caso também é importante fazer o ar circular, deixando as janelas abertas enquanto dirige.

Posso utilizar outras técnicas?

Evite limpar o vidro por dentro com pano, flanela ou com a mão: você só vai transformar a umidade em gotas que escorrem e acabam sujando ainda mais o vidro.

Existem produtos especiais para passar no vidro, tanto para a parte interna quanto para a externa, que evitam a condensação da umidade e o embaçamento. Também há as soluções caseiras, como passar sabão em pedra no vidro ou até uma batata cortada ao meio.

O fenômeno da limpeza com sabão é explicado pelo fato dele quebrar a tensão superficial da água, já que é ela quem causa o embaçamento do vidro após passar por processo de condensação. Sendo assim, a visibilidade do carro não fica prejudicada.

O mais importante é estar sempre com os vidros limpos, entender como funciona o processo de embaçamento e evitar andar com a temperatura interna do veículo muito quente e os vidros fechados. Assim, você vai estar em segurança e ainda vai poupar aborrecimentos.

Fonte: Super Interessante


 
Publicado 14/05/2016