Como cuidar dos bancos do seu carro

Como cuidar dos bancos do seu carro

Quem tem carro sabe que os bancos merecem um cuidado especial.

Os bancos de couro precisam de mais cuidados para a sua manutenção. No caso da limpeza, quando o veículo for lavado, deve-se passar um pano úmido nos bancos para assegurar a higiene. Caso você queira utilizar produtos de limpeza, opte sempre pelos neutros.

Para manter uma boa aparência do revestimento de couro é recomendado realizar a cada seis meses a hidratação dos bancos. Pode ser feito por empresa especializada ou por você mesmo, desde que tenha os produtos certos.

Uma dica importante é evitar exposição direta dos bancos ao sol. O revestimento exposto pode ressecar e eventualmente sofrer rachaduras. Quando este tipo de dano ocorre é muito difícil recuperar o banco às condições iniciais.

Já os bancos de tecido não exigem cuidados específicos como os assentos revestidos em couro, então a melhor manutenção é mesmo o cuidado do proprietário. Pelo fato de serem de tecido, são mais susceptíveis à impregnação de cheiros desagradáveis, quando, por exemplo, são molhados e secam sem o devido cuidado. Por isso, eles devem ser limpos constantemente, também podendo ser utilizados panos úmidos e produtos neutros — é recomendado também utilizar um aspirador de pó para remover melhor as sujeiras.

Evite comer, deixar cair líquidos ou sujeiras nos assentos. Bancos de tecido são mais vulneráveis à absorção e ao aparecimento de manchas.

Tanto bancos de couro quanto os de tecido podem ser impermeabilizados — procedimento que deve ser feito em oficinas ou assistências técnicas. A impermeabilização dos assentos impede a absorção de líquidos e com isso evita o aparecimento de manchas. Mas isso dependerá muito do tipo de líquido ou do produto derramado nos assentos.

Confira abaixo algumas outras dicas para mantê-los limpos e em bom estado.

ASPIRAR
Os bancos devem ser aspirados com frequência para a remoção de sujeiras grudadas à superfície que podem penetrar nos tecidos com o uso. Não utilize nenhum sistema de jato a vapor, pois isso faz com que a sujeira penetre mais ainda no tecido.

SUJEIRAS E MANCHAS
Seja couro ou tecido, limpe os pontos mais sujos com um pano de microfibra embebido em uma solução caseira suave de detergente (2 colheres de sopa de sabão neutro para 1 litro de água). Tenha o cuidado de não molhar excessivamente o couro, para que não penetre água pelas costuras. Em seguida, enxugue com um pano seco.

NUNCA USAR
Produtos que contenham álcool, vaselina, silicone, querosene, removedor, gasolina ou qualquer derivado de petróleo jamais devem ser usados. Eles aumentam o desgaste do material e podem ressecar os bancos, causando fissuras.

Fonte: Car and Driver Brasil
Publicado 05/05/2016